Francês Yves de Chiris, 62 anos, é um dos maiores especialistas em perfumes na atualidade. Vice-presidente de Fragrâncias Finas da Quest (empresa que elabora aromas para produtos que vão de maquiagem a sabão em pó), ele coordena a criação de perfumes. Sob sua batuta estão criações recentes como Fragile, de Jean-Paul Gaultier, e J'Adore, de Christian Dior, além de Angel, de Thierry Mugler -um campeão de vendas, que disputa a liderança com o Chanel nº 5.
Ele é a sexta geração de uma linhagem de perfumistas que remonta a 1768, quando um de seus antepassados inaugurou uma fábrica de perfumes em Grasse, no sul da França.
Envolvido nessa indústria desde a década de 40, quando o produto era reservado à elite, ele viveu a democratização do perfume, nos 60: "Isso afetou a perfumaria. Agora é preciso fazer produtos a preços razoáveis para alcançar mais gente. E as quantidades de essências usadas são enormes. Se todas fossem naturais, não haveria mais nenhuma planta no planeta", exagera.
Chiris é um defensor dos produtos sintéticos. "Antes da chegada das essências químicas, tudo que se podia fazer era a reconstituição de um buquê natural. Os sintéticos abriram possibilidades. E uma vez que uma fórmula foi testada e aprovada, não causará alergia e terá sempre as mesmas características, diferentemente dos óleos essenciais, que variam conforme a origem e o ano de produção".
Outra questão, para ele, é a influência da publicidade sobre as mulheres, que muitas vezes escolhem produtos pela moda, que não combinam com elas. "O melhor jeito de ser sedutora é se sentir bem consigo mesma, cada uma tem que descobrir o seu perfume", explica.
Como comprar um perfume
Para algumas consumidoras, um perfume é uma "afirmação de de estilo": essa mulheres vão atrás do que é grife, do que é moderno, e obviamente nunca são leais a um cheiro. As mulheres fiéis a um só perfume, que o entendem como uma assinatura pessoal, formam um grupo que diminui a cada ano no mundo. Para outras ainda, o perfume varia de acordo com o momento e o humor: essas costumam ter entre quatro e cinco frascos, que usam alternadamente, dependendo do estado de espírito. A explicação é de Karen Khoury, o "nariz" da marca americana Estée Lauder. "Perfume sempre foi um instrumento de atração e sedução. É uma poderosa arma de comunicação não-verbal, mas a maior motivação hoje na compra é o prazer que a fragrância dá à mulher", acrescenta Karen. Seja qual for o seu objetivo ao escolher um perfume, observe as orientações dessa especialista:
Como se faz um sucesso
Karen Khoury, vice-presidente para Desenvolvimento de Fragrância da Estée Lauder, é responsável, entre outras criações, pelo perfume Beautiful, lançado em 85 e até hoje um dos líderes de venda entre as fragrâncias femininas de prestígio no mundo, e pelo Pleasures, de 95 (os dois só disponíveis no exterior). Karen viaja pelo mundo procurando idéias para fragrâncias. "Começamos vislumbrando uma emoção, uma pessoa ou até uma textura. Não há limite para as idéias que podem gerar uma fragrância. O segundo passo é traduzir esse conceito para o perfume, descobrindo a combinação perfeita entre as milhares de esssências disponíveis".
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